Chama no zap 73.99973.1818 / 61.99994.3151
contato@portalvivabahia.com.br

A Bahia é puro encanto – e isso não é segredo para nenhum viajante. Mas o extremo sul da Bahia… Seu litoral é um dos grandes destaques do estado, com uma sucessão de destinos paradisíacos e incríveis.

De Porto Seguro, arraial, Trancoso até as lindas praias de Prado, Guaratiba, Alcobaça e Caravelas, passando ainda pelas maravilhas de Mucuri e Nova Viçosa: conheça a seguir os atrativos e as maravilhosas praias dos principais destinos do extremo sul baiano.

Alcobaça

Alcobaça é um dos lugares mais lindos na Bahia para passar as férias de verão. Embora pouco conhecido, seu litoral possui praias lindíssimas, lagoas, falésias e uma atividade natural riquíssima. Aliás, a flora e a fauna são chamarizes, sobretudo para quem gosta de locais mais inóspitos e afastados das grandes cidades. Se encante pelas ondas desse lugar maravilhoso!

A cidade é um dos municípios localizados no sul da Bahia, na Costa das Baleias. Aliás, Alcobaça fica bem pertinho de outros locais conhecidos, como Caravelas, Prado, Trancoso e Caraíva. Para chegar, basta pegar um voo até Porto Seguro, que está a 230 km de distância, ou então ir de carro ou ônibus partindo de Salvador, que fica a 830 km.

Nossa próxima dica é a Praia de Alcobaça. Com uma extensa faixa de areia, ela é ideal para caminhar e aproveitar a tranquilidade. Além disso, o local é ideal para levar crianças, pois não há buracos e ondas fortes. Por fim, os preços praticados nas barracas são bastante justos.

Caravelas

Caravelas está localizada a cerca de 260 quilômetros de distância de Porto Seguro, e a cerca de 160 quilômetros de distância da divisa com o estado do Espírito Santo. Atualmente, Caravelas conta com aproximadamente 21 mil habitantes, sendo portanto, uma cidade bastante pequena.

Parque Marinho dos Abrolhos é um dos lugar incrível. Descoberto em 1503 por Américo Vespúcio, hoje é considerado um dos mais ricos biomas da região, preservando espécies marinhas, além de aves que se alimentam desses peixes e frutos do mar. Suas águas cristalinas permitem uma excelente visibilidade, portanto, Abrolhos é considerado um dos melhores lugares para se realizar mergulho do Brasil.

cidade de Caravelas conta com um litoral de pequena extensão, mas ainda assim, muito bonito. Em alguns pontos, por conta dos rios que desaguam, o mar pode tornar-se um pouco mais escuras. Entretanto, em outros locais, é possível desfrutar de um mar de águas verdinhas e cristalinas, como na Ilha de Pontal do Sul e em próprio Abrolhos.

Prado

Prado é uma cidade da Bahia que conta com muitas prais calmas e paradisíacas que encantam os turistas Você já ouviu falar em Prado? Essa cidade da Bahia é considerada a capital oficial das baleias Jubarte e conta com muitas atrações turísticas para quem ama praias paradisíacas. Também já foi chamada de “Caribe do Nordeste”. O destino é hospitaleiro e costuma receber muitos turistas nos períodos de férias e no verão.

A cidade possui praias paradisíacas com águas mornas e calmas. Considerando toda a costa, são 84 km de belas praias e com paisagens que são de quase intocadas, ou seja, a natureza é super conservada.

Para aproveitar o visual emoldurado pelas falésias, é indicado um passeio de barco ou uma simples caminhada pelo litoral norte. Da praia da Paixão até a praia Japara Grande é possível encontrar opções de praias de muito sossego permitindo que o turista desfrute do passeio com tranquilidade.

Arraial D’ájuda

Se existisse um livro com imagens para descrever sentimentos e sensações, as belezas da vila aconchegante Arraial d’Ajuda estariam estampadas em diversas páginas para ilustrar, por exemplo, encantado maravilhamento, amor à primeira vista, deslumbrado, sem fôlego e a lista ultrapassaria quilômetros.

Este seria um argumento incontestável para muitos São Tomé, que, ao se depararem com as imagens da vila de casinhas rústicas e coloridas, muito semelhantes ao cenário de novela, margeadas pelas ruas de pedra e a igreja construída no século XVI.

Sem contar a paisagem, pintada por mãos divinas, que une história e ecologia, um lugar pintado e regido por um mar calmo, cristalino e verzul.

Você ainda não acredita existir o paraíso na terra? Ah, meu rei, os detalhes esculpidos pelo tempo, pelo toque divino materializam uma combinação deslumbrante para viver dias inenarráveis e descobrir, no dicionário da vida, o verdadeiro significado de experimentar uma dose do paraíso consigo mesmo, ou acompanhado pela família, amigos, pelo amor e pela delícia de existir.

Arraial d’Ajuda, cidade que conquista pela simplicidade e, claro, pelas praias, é vizinha de Porto Seguro. Elas estão separadas pelo Rio Bunharém, que é cruzado por carros e pedestres por meio de uma balsa. A travessia é rápida e acontece várias vezes durante o dia, nos dois sentidos. O valor fica em torno de R$ 5 por pessoa.

No destino, comece os passeios pela Rua do Mucugê, conhecida como a “rua mais charmosa do Brasil”. Os caminhos de paralelepípedo conduzem a restaurantes, bares e charmosas construções coloridas. Boa pedida para curtir tanto de dia quanto de noite.

A principal praia em Arraial d’Ajuda é a Praia do Mucugê. A partir dela é possível conhecer, ao norte, as praias dos Pescadores, de Araçaípe e do Apaga Fogo, que costumam ser mais tranquilas. À beira-mar está também o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque, uma ótima ideia para curtir o dia no destino.

Ao sul da Praia do Mucugê, no sentido de Trancoso, conheça a Praia do Parracho, com formação de piscinas naturais na maré baixa, a Praia da Pitinga, onde começam a despontar falésias que emolduram as praias a partir dali, e a Praia do Taípe.

Porto Seguro

Mar e casas em Porto Seguro, destino no sul da Bahia

Um dos destinos baianos mais famosos, Porto Seguro atrai turistas que buscam por dias de praia, passeios históricos, gastronomia inconfundível e muito alto-astral. Foi na região que chegaram os primeiros portugueses, em 1500. A história no destino é riquíssima! Por isso, não deixe de incluir no roteiro uma visita à Cidade Alta, centro histórico da cidade.

Na praça principal, conheça a Igreja Nossa Senhora da Pena (a padroeira da cidade), o Marco do Descobrimento (datado de 1503) e a Casa de Câmara e Cadeia (onde funciona o Museu de Porto Seguro). Em meio às igrejas e monumentos, estão charmosas casinhas coloridas centenárias, onde funcionam lojas, bares e restaurantes.

Outra grande atração são as praias! Com mar azul-esverdeado e poucas ondas, será difícil querer sair da água… Mas vale a pena se for pra curtir as megabarracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares. Todas estão na Praia de Taperapuã.

Quem viaja com crianças ou busca por tranquilidade pode apostar na Praia do Mutá, dona de mar tranquilo, água morninha e boas opções de bares à beira-mar. A Praia de Coroa Vermelha também é uma ótima opção, com mar tranquilo e boa infraestrutura.

À noite, o passeio não pode ser outro senão a Passarela do Descobrimento, também chamada de Passarela do Álcool. Por lá encontre lojas de souvenirs, bares, restaurantes e barraquinhas que vendem bebidas alcoólicas.

Trancoso

Trancoso figura entre as 7 maravilhas do Sul da Bahia. E mesmo que você considere pretensiosa essa afirmação, basta uma visita para que a sua opinião ecoe a nossa.

Vir a Trancoso significa experimentar a vida sem pressa: o clima, as paisagens, a sua conexão com a natureza e com as novas sensações que serão vivenciadas por aqui.

Vir à Bahia significa se espraiar pelo litoral mais sedutor do Brasil. E em Trancoso não seria diferente. Entre suas falésias, piscinas naturais, águas tranquilas e transparentes, vastidão de coqueirais, longas faixas de areias quase desertas para você se conectar e viver o melhor da Bahia.

Mucuri

O município baiano de Mucuri conta com praias desérticas contornadas por falésias, vegetação abundante por todas as partes e uma atmosfera relaxante sem igual. Ainda que a natureza selvagem seja marcante, o local oferece hospedagens aconchegantes pertinho dos principais atrativos. Assim, é possível aproveitar uma programação nota 10 sem perder em comodidade.

Mucuri fica a 905 km de Salvador e está localizado no extremo sul da Bahia, quase na fronteira com o Espírito Santo. Para chegar lá saindo da capital baiana, o viajante guiará pela BR-101 e depois seguirá pela rodovia BA-698 por cerca de 35 km até o destino.

parceiros